A importância do planejamento anual

Planejar o ano que se inicia é primordial para a saúde financeira, pessoal e profissional, é um indicador de caminhos e que temos que tentar seguir à risca. É uma forma de ganhar mais tempo, planejar uma viagem e até mesmo ter mais qualidade de vida.

Organizar, planejar e pôr em prática o que foi processo de planejamento, é ter consciência de seus atos e desenvolver a disciplina necessária para atingir seus objetivos assertivamente.

Durante a composição do seu planejamento anual pessoal ou profissional, fica a dica para você diagnosticar não só o presente e o que quer para o futuro, mas o passado. Observe seus últimos 3 anos e veja como se planejou e o que deu errado, aproveite para validar e trazer novamente ao planejamento ações que por algum motivo não puderam ser cumpridas, mas que ainda fazem sentido para os objetivos que deseja alcançar com seu negócio, inclua novas metas que sejam alcançáveis e tenha sempre os pés no chão. Muitas vezes nos perdemos no caminho devido à um desvio de rota e imprevistos, mas é preciso acompanhamento constante, e realizar ajustes sempre que necessário para que erros não se repitam.

Para você fazer o acompanhamento de todas as suas ações mensais de cada processo, revisar o semestre e analisar os resultados dos meses para planejar os próximos anos, tem que saber administrar seus recursos para alcançar determinado propósito, como aquela viagem que tanto gostaria de fazer, mas nunca dá certo. Tenho por hábito fazer um provisionamento diário no caixa, um percentual de valor que separo para não comprometer o fluxo da empresa em momentos do ano que sei que meu setor sofre com flutuações de mercado.

Por isso, planejar a rotina é fundamental para nos deixar mais dispostos, ativos, com saúde física e mental, com isso ganhamos:

- melhor organização do tempo;

- maior produtividade;

- facilidade na tomada de decisões;

- diminuição de imprevisto;

- menos estresse;

- melhora da qualidade de vida.

Um bom planejamento reduz o tempo com o acompanhamento e ações corretivas, pois previne riscos desnecessários e faz com que a execução seja mais assertiva. Ou seja, quando planeja você não perde tempo, você investe tempo para ter um retorno no futuro.

- Tenha horários bem definidos. Definir horários é fundamental para que seu dia flua de forma equilibrada.

- Defina as prioridades;

-  Prepare um cronograma;

- Trace seus objetivos;

- Crie estratégias e ações;

- Faça anotações em uma agenda;

- Use a tecnologia como aliada;

- Não deixe de separar um tempo para o descanso.

Um planejamento anual pode servir como a sua bússola: um documento que estampe as suas metas e objetivos e seja um guia com os meios necessários para alcançá-los. Assim, com prazos e tudo devidamente anotado no papel, você se organiza, cria disciplina e passa bem longe dos riscos e tentações, pois um bom modelo de planejamento anual não só aponta o caminho a seguir, mas quais atalhos devem ser evitados. Pessoalmente, estruturo meu planejamento em duas frentes, pessoal e profissional, em paralelo. E aí? Preparadas para o próximo ano?

 

 

 

 

 

Data de Publicação: 21/12/2022

Autor: Maria Regina Pontin - Cacinor Mulher