Comunicação e Empoderamento (A boa e velha Oratória)
Hei, psiu! Você já parou para analisar a sua forma de comunicação? Como você se expressa?
Sua comunicação é assertiva e capaz de te trazer segurança?
A comunicação não é simplesmente falada, mas ela é compartilhada com informações que o corpo está transmitindo e o tom de voz. Tudo isso tem o poder de construir uma credibilidade na forma de se comunicar ou ainda, de sabotar oportunidades.
As habilidades de comunicação se tornam mais importantes quando pensamos no crescimento pessoal e profissional. Se você é empreendedora ou já precisou usar sua comunicação e oratória para alcançar algum objetivo, já sabe como falar bem em público pode ser uma rica ferramenta em seu favor. Seja para conquistar novos negócios, vender algum produto ou prestar serviços.
O cenário atual mostra que cada vez mais mulheres estão buscando se profissionalizar com muita dedicação, acreditando nas suas capacidades, desenvolvendo sua autoestima e todo o seu potencial intelectual e de ação, para isso, a comunicação assertiva vem a empoderar seus recursos e valorizá-los.
Já sabemos que o mercado de negócios é majoritariamente masculino e em muitas situações, infelizmente, ainda resistente à presença feminina em diversos cargos, mas principalmente os de liderança e gerência.
Então, para que uma mulher possa desenvolver a sua carreira, atingir ótimos resultados e ainda ganhar a confiança e credibilidade a qual almeja, é preciso muito diálogo e jogo de cintura. É necessário exercer o seu protagonismo, é necessário que ela se conheça mais a fundo, que tenha o poder da persuasão e desenvolva sua comunicação assertiva.
O conhecimento de si mesma não dá prioridade a opiniões ou respostas, mas estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente. Muitas vezes, no dia-a-dia, em decorrência de tantas responsabilidades diferentes que permeiam o universo feminino, a mulher pode acabar perdendo o seu referencial e distanciando-se do seu melhor. É importante que ela venha a compreender suas forças e habilidades e se permita surpreender significativamente nos momentos de mudanças e de crescimento pessoal, emocional e profissional.
A comunicação assertiva não é luxo, é necessidade. A importância que essa ferramenta agrega em sua experiência empreendedora, não a permite ser deixada de lado, ao contrário disso, o quanto antes compreendermos a sua necessidade, antes podemos conquistar nossa almejada carreira com resultados de sucesso.
Muito se ouve falar, que a boa oratória é um diferencial competitivo. Um pouco mais além disso, falar bem, saber se comunicar, articular suas ideias e conversar é uma condição. Porém, é necessário quebrar a desinformação e impede mulheres e homens de não se qualificarem melhor para seus cargos pois em algum momento, alguém mais qualificado e com poder de persuasão vai se destacar mais e conquistar a sua vaga ou o seu espaço no mercado dos negócios.
Muitas mulheres competentes, empoderadas, inteligentes e, até mesmo, mulheres que já ocupam cargos de poder e/ou de influência na sociedade, escapam de situações de exposição e da oratória, alegando despreparo, nervosismo e ansiedade. Esses sentimentos desconfortáveis, geram vários mecanismos de desculpas e de resistência das mulheres para não enfrentar os espaços de fala pública. Mas também já foram constatadas por muitos profissionais recrutadores que até mesmo pessoas competentes, qualificadas, com experiência e quase tudo o que é necessário, se não apresentar a habilidade da comunicação assertiva e da oratória desenvolvida, podem perder grandes oportunidades em suas carreiras.
Não adianta saber executar seu trabalho sem saber se comunicar corretamente com clientes, equipe e colaboradores. Então como já dizia o mestre da televisão brasileira, Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica”, pois é necessária uma preparação completa de oratória empoderada, da comunicação assertiva, do comprometimento com resultados, autoestima reconhecida e a resposta não poderá ser outra, senão o sucesso.
Mas vamos lá, uma vez já compreendido a necessidade de uma comunicação bem sucedida para uma carreira sensacional, também se faz necessário compreender os traços sociais e culturais que as mulheres enfrentam.
Trabalhar o seu desenvolvimento pessoal, significa quebrar alguns reflexos comportamentais que desde sempre a mulher foi exposta. A fala e a representação feminina sofreu, ao longo dos tempos, constatações de ser uma fala submissa, de segunda ordem e que a fala masculina foi historicamente classificada como a fala que dita as normas, o padrão, o modelo correto e de poder.
Partindo dessa premissa, também é possível perceber que na oratória masculina, a postura gestual e corporal pode transparecer mais confiança e força de comunicação e, na oratória feminina, as mulheres apresentam mais emoção o que precisa ter um olhar mais atento para não expressar insegurança e/ou desconforto nos momentos da fala pública.
E agora? Por onde começamos?
Eis alguns pontos muito importantes para se obter um ótimo resultado na sua comunicação assertiva e empoderada:
E aí? Gostou? Tá fácil né? Então agora é só começar do mais fácil para o mais difícil, e se por um acaso sentir dificuldade em algum desses processos, vamos trocar uma ideia. Muito obrigada pelo carinho de sua leitura e bons negócios!
Michelle Daniele Belluzzo
Mentoria em Comunicação e Marketing Pessoal
Cursos - Palestras - Treinamentos Empresariais
44 9 9814-5005
Data de Publicação: 11/07/2022
Autor: Michelle Belluzzo