Crediário é uma boa opção?
Ao longo dos anos foram centenas de vezes que respondi esta pergunta. E ela sempre foi um lindo e sonoro SIM, mas claro que para ele há ressalvas.
Para muitos ramos de atividade um crediário bem estruturado é sim uma ótima opção para alavancar vendas e fidelizar clientes, o famoso “carnezinho” que tantos temem, traz mensalmente o cliente a empresa gerando assim uma nova possibilidade de venda. Isso mesmo oportunidade, quem nunca só entrou para “dar uma olhadinha” e foi para casa carregado de coisas que nem sabia que precisava.
Para iniciar com o crediário, a primeira coisa que devemos ter em mente é que a venda só termina quando o cliente paga, sendo assim a venda feita no crediário em 10 vezes só será encerrada após este último pagamento, a manutenção desta carteira de recebíveis gerara custos, e estes devem estar embutidos no preço de venda. Outra informação importante é conhecer seus concorrentes e acompanhar os números de inadimplência ligado ao seu negócio, este percentual de inadimplência médio também deve ser considerado na hora da venda. É um grande erro basear-se em índices gerais na estruturação do crediário, pois existem ramos que ficam totalmente fora da curva e o seu pode ser um deles.
E qual a taxa ideal, ou aceitável de inadimplência? Fala-se em 5%, claro que isto depende da qualidade do crediário que estiver implantado, ou a flexibilidade dele. Definido o percentual aceitável na sua empresa, basta controla-los diariamente, revendo estratégias de recuperação de créditos ou alterações nas aprovações, com o olhar atendo poderá direcionar campanhas de vendas e flexibilizar parcelamentos ou reduzir. Abaixo deixo alguns pontos que considero importantes para que isso aconteça de forma saldável na empresa.
• Cadastro rico em informações.
• Avaliação de credito.
• Respeitar limites de endividamento do cliente.
• Identificação da necessidade de fluxo de caixa para estabelecer número máximo parcelamento.
Observando os tópicos acima é possível estabelecer um crediário com segurança e alavancar as vendas. Sugiro que comece aos poucos neste mercado estabelecendo um teto de vendas no crediário para não comprometer o fluxo de caixa. Você pode iniciar com 10% das vendas neste formato, e aprimorar ele conforme avalia o comportamento de seu negócio. Como reincidências de vendas nos pagamentos de parcelas, fidelização de clientes, volume de vendas, pontualidade entre outros indicadores.
Boas vendas!!
Data de Publicação: 31/10/2022
Autor: Daviele Bortolanza