Empreendedoras com mais de 40 anos e a importância de se adaptar ao mundo digital
As mulheres empreendedoras com mais de 40 anos estão em uma posição única em sua vida e conseguem tomar ações e decisões com mais maturidade e ser mais resilientes em situações desafiadoras. Elas têm experiência e sabedoria que podem ser uma grande vantagem para o sucesso em suas carreiras. Porém, muitas vezes elas encontram resistência ou dificuldade em usar as redes sociais e a Internet para expandirem seus negócios, especialmente por causa de algumas barreiras da idade, como a falta de intimidade com as novas tecnologias e a insegurança de se expor e aparecer. Mas o que muitas ainda não perceberam é que o digital é uma grande oportunidade que pode trazer muitos benefícios em termos de vendas e oportunidades de crescimento.
Muitas vezes, as mulheres com mais de 40 anos sentem-se intimidadas pelo mundo digital pelo fato de não terem crescido com o uso da tecnologia. No entanto, a realidade é que a internet e as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta para alavancar os negócios. Elas têm um grande potencial para chegar a um público amplo e oferecer aos clientes uma experiência mais interativa e atrativa para seus negócios.
Será que você está perdendo a oportunidade de expandir o seu negócio ou de encontrar novos clientes?
As evidências estão por todos os lados e ignorar as possibilidades que o digital oferece pode custar cada vez mais caro. O digital é uma grande oportunidade para qualquer empreendedor, independente da faixa etária.
Não há dúvida de que a era digital requer um pouco mais de esforço e tempo para aprender e se adaptar às novas tecnologias. No entanto, essa pequena dificuldade pode trazer grandes recompensas e grandes facilidades e até economia de tempo depois que aprendemos a utilizá-las. Além do mais, com o advento de uma variedade de novas ferramentas, as mulheres empreendedoras podem ter cada vez mais acesso a novas possibilidades de expor o seu produto e gerar valor para o cliente. Os recursos estão aí para todos, não é privilégio somente dos mais jovens e mais adaptados às novas tecnologias. Quando se trata de marketing digital, idade não é um impedimento.
A internet e as redes sociais são um lugar onde o sucesso da oferta está intimamente ligado à sua presença e interatividade. À primeira vista, pode parecer difícil começar, mas o primeiro passo é sempre o mais difícil. Então, se você ainda não começou a explorar o mundo digital, comece identificando qual plataforma é a mais adequada para o seu negócio e encontre a sua forma de se comunicar e se posicionar, sendo o máximo possível você mesma. Pessoas compram de pessoas. Os produtos e serviços são cada vez mais iguais, por isso a sua marca pessoal e o seu jeito de fazer são o seu grande diferencial. As pessoas não compram o que você faz, mas compram como você faz, porque você faz e, principalmente, compram aquilo que você acredita, ou seja, os seus valores. Uma vez que você consiga transmitir toda sua experiência, credibilidade e personalidade no digital, estará no caminho certo para construir a sua autoridade e presença digital para atrair cada vez mais clientes, gerar valor para o seu negócio e faturar mais.
Ao começar a explorar as redes sociais e a Internet em geral, as mulheres empreendedoras precisam ter em mente que estão investindo em seu próprio futuro. Não se trata apenas de vender mais, mas de estabelecer uma marca forte, reconhecida, com mais oportunidades de crescimento. Além disso, ter uma presença digital significa que você pode encontrar novas formas de se envolver com seu público e criar uma conexão mais humana e pessoal no contexto digital.
Por fim, a mensagem principal que quero deixar aqui hoje para todas as mulheres empreendedoras com mais de 40 anos é que, independentemente de sua idade, a internet e as redes sociais são uma grande oportunidade para expandir seus negócios e aumentar a presença no mercado e, consequentemente, nas vidas das pessoas. O mundo digital não é mais apenas para gerações jovens, mas sim, para todos aqueles que querem se conectar com seus clientes e compartilhar suas ideias e soluções.
Portanto, como especialista em ajudar mulheres com mais de 40 anos a conquistarem autoridade para entrar no digital e vender mais, mesmo as que estão começando do zero, posso afirmar que não se deve ter medo de dar o primeiro passo e começar a construir sua presença digital hoje mesmo. Lembre-se que aprender algo novo é sempre um desafio, mas também pode ser muito gratificante. Com o tempo e a prática, você perceberá que o que parecia tão desafiador vai te proporcionar mais reconhecimento e respeito de todos à sua volta. E o mais importante, depois de começar a colher os primeiros resultados, você pode se surpreender com o que conseguirá alcançar e, com certeza, vai sentir o quanto é capaz de contribuir, realizar e conquistar!
Data de Publicação: 29/05/2023
Autor: Camila Kluppel - Suplente de Coordenadoria para a região da CACICPAR MULHER