Empreender em estética: a maior abertura para a independência financeira da Mulher
A liderança feminina se torna cada dia mais propulsora. O crescimento profissional da figura feminina é evidente na sociedade, principalmente no cenário empreendedor. Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o SEBRAE, apontou que somente no Brasil há cerca de 24 milhões de mulheres empreendedoras.
A pesquisa euromonitor aponta o Brasil como o quarto maior país no mercado da beleza e cuidados pessoais do Mundo. Ao mesmo tempo em que é o sétimo país com o maior número de empreendedoras. Segundo o Serasa Experian, as mulheres já comandam 43% dos negócios no Brasil. O setor da estética e beleza movimenta bilhões e cresceu cerca de 10% nos últimos 2 anos. A pandemia foi uma das responsáveis por acelerar esse processo.
As mulheres buscam cada vez mais sua independência financeira e ocupar um espaço no mercado. E, muitas encontram nesse setor uma alternativa de renda. Vale lembrar que o empreendedorismo feminino mais concentrado nesse setor são as profissionais liberais, Micro Empreendedoras Individuais (MEI) e pequenas empresas. Existe um estudo que indica a oportunidade que essas mulheres alcançaram ao sair de relacionamentos abusivos e, até mesmo libertar-se da violência. Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do governo federal, em mais de 42% destes lares, a mulher vive com os filhos, sem marido ou companheiro. Visualizando a oportunidade de gerir as finanças da casa e sustentar seus filhos elas vão em frente.
Alguns motivos que favoreceram muito o crescimento do empreendedorismo feminino no setor da estética é o baixo investimento em cursos profissionalizantes, fazendo com que seja de fácil acesso, poucas barreiras de entrada no ramo, empresas voltadas para o mercado interno pois trata-se de serviços, empresas geridas pela proprietária.
Características do empreendedorismo feminino. Apesar de, em grande parte iniciar seu negócio com baixo investimento e pouco conhecimento, as mulheres tem responsabilidade e não hesitam em buscar conhecimento principalmente em marketing digital, motivo pelo qual esse setor é pioneiro em estratégias de vendas. Elas criam, experimentam, validam e estão se adaptando em uma velocidade surpreendente. Versatilidade, resiliência, sensibilidade, capacidade de atuar de forma polivalente e poder de conciliação são características femininas reconhecidas como positivas no mundo corporativo.
Movidas muito mais pela necessidade do que qualquer outro sentimento, elas foram vencendo preconceitos e superando os desafios impostos por uma sociedade ainda machista. Além da necessidade e aumento na renda elas buscam também trabalhar com o que gostam e se dizem realizando um sonho.
Apesar de todo avanço ainda há muitos obstáculos a serem superados. Os maiores desafios enfrentados nesse setor pelas empreendedoras são e estão entre a pouca experiência em lidar com trabalhadores, a falta de conhecimento em gestão de empresas e o alto nível de concorrência. Segundo SEBRAE 47% fazem anotações no caderno ou nem fazem.
Soma-se a isso tudo a entrada das franquias que estão levando uma grande fatia desse mercado. Quando falamos em franquias, em grande parte, a gestão é masculina. Além disso a falta de autoconfiança relacionada ao enfrentamento das discriminações de gênero e as diferenças de oportunidades em relação aos homens que ainda prevalecem. O principal desafio ainda é o preconceito. Essa mulher empoderada, líder, livre é muito recente e em muitos casos não aceitas até mesmo por outras mulheres. Vale lembrar que até 1962, as mulheres casadas só podiam trabalhar fora de casa com a permissão do marido. Até 1974 as mulheres eram proibidas de ter cartão de crédito. As linhas de crédito financeiro ainda são menores e mais caras para as mulheres em comparação com as disponibilizadas para os homens.
Hoje, empreendedora na área da estética a minha dica para se dar bem nesse ramo é criar uma rede de relacionamentos além de aprender sobre gestão de empresas, vendas, marketing além de se aperfeiçoar na técnica que entrega. Estar sempre se atualizando. Trabalhar autoconfiança e acreditar que é capaz. Não desistir nunca.
Data de Publicação: 22/02/2023
Autor: Daniela Barbieri - Suplente da Cacicopar Mulher