Investir em franquias é um bom negócio?
Eu já trabalhei em diversos ramos de atividades, o meu primeiro emprego foi empacotadora de supermercado em Foz do Iguaçu/PR, passei por diversas áreas de trabalho ao longo dos anos como: babá, manicure, pasteleira, secretária, rádio e por último gerente em um centro de estética. Mas sempre a vontade de empreender estava no meu coração, ter meu próprio negócio era um sonho muito distante, por diversos fatores.
E vocês pode estar se perguntando, "Mas de onde veio o desejo de empreender? Você já sabia qual era o ramo ou o que queria abrir?" Não, eu não tinha ideia, só tinha o desejo de poder proporcionar oportunidade de trabalho para outras famílias.
Quando aconteceu a pandemia do COVID19 me veio um start, eu queria higienizar meu sofá e não achei quem o fizesse e detalhe, com qualidade. Foi então que comecei a pesquisar sobre o mundo das franquias. E surgiram muitas dúvidas, investir em franquia seria um bom negócio?
Hoje eu posso afirmar que sim e lhes apontar algumas das vantagens.
- Adquirir um negócio com a marca já consolidada no mercado.
- Todo o Know-how e expertise de negócios
- Produtos e serviços já testados e aprovados até serem disponibilizado ao franqueados.
- Suporte diferenciado
O mercado de franquias vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
Segundo informações do Sebrae.
O mercado brasileiro de franquias mostrou sinais de crescimento e consolidação em 2022, de acordo com o relatório anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O faturamento das redes no país ultrapassou R$ 211 bilhões, um aumento de 14,3% em relação a 2021 e acima dos 12% projetados pela ABF.
Eu iniciei o meu negócio sem dinheiro, fiz um empréstimo e em 2 anos já havia pago e assim, começado a colher os frutos do meu trabalho. Tenho um dos maiores tickets médios dessa franquia no Brasil, já recebi um prêmio como 1° colocada na melhor conversão de novos serviços já na casa do cliente. Atendendo em 1 das 3 macros regiões a qual minha franquia pertence, nas regiões de São Mateus do Sul/PR e Canoinhas/SC atingido mais de 140 mil habitantes.
Com um faturamento anual R$160.000,00 bruto/médio.
Então a dica que eu dou é; na hora de empreender no ramo de franquias, pesquise o mercado, o produto ou serviço, busque informações sobre a franquia junto a outros franqueados da marca, estude bem para não fazer um investimento do qual poderá se arrepender futuramente. Pois sim franquias tem seus pontos positivos, mas também tem seus pontos negativos, mas daí os pontos negativos não ditados nesta matéria ficará para contar em outra oportunidade a vocês.
Data de Publicação: 28/04/2023
Autor: Fabiola Franco Vice-Presidente para a Região da Cacesul Mulher