O poder das conexões para o empreendedorismo feminino

Com a rotina turbulenta, muitas vezes, você deixa passar oportunidades para se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo e pior: para de se conectar com Pessoas.

É por isso, que Marisol Chiesa e Ligia Blanco estão compartilhando suas experiências sobre o poder das conexões e compartilhando algumas práticas simples e fundamentais para o seu dia a dia empreendedor.

Para iniciar, é importante esclarecer que gerar conexão não significa entregar cartões de visita ou almoçar com pessoas relacionadas ao seu negócio. Isso é apenas uma parte bem pequena do networking!

A base dessa conexão é construir relacionamentos sólidos e duradouros, ou seja, é focar na profundidade das relações, em vez de investir só na abrangência dessa rede.

Não é só quantidade, é qualidade.

É ideal relacionar em profundidade com 20 pessoas da sua rede, investindo no relacionamento, apoiando e agregando valor para essas pessoas. Do que com 100 pessoas e não cultivar essa relação.

A base para construir conexões é a ter uma relação de confiança e doação. Estamos falando de conexões que criam interesse genuíno, conexões autenticas, que podem possibilitar alcançar grandes realizações. Uma construção, do bom relacionamento interpessoal.

Podemos dizer que é um gatilho da reciprocidade. Vale lembrar que boas conexões, vale muito mais que dinheiro. Afinal relação de confiança, bons contatos, certamente geram relacionamentos, levam a indicações, abrem portas, pois se torna marketing de referência, afinal relação de confiança leva a indicação, quando alguém precisa de um serviço a pessoa indica você, porque ela faz parte de um grupo de pessoas, que tem funções diferentes, mas que confiam umas nas outras pela conexão que criaram. Então, fazer networking criar conexões, é um bem precioso, um capital social e não estamos falando em dinheiro não, estamos falando do valor gerado através do acesso as outras pessoas. É um recurso potencialmente gerador de riquezas e por isso deve ser bem cuidado. Afinal é um grupo que entrega valor e conhecimento, além de oferecer sua própria rede de contatos como forma de referência para quem precisa resolver alguns problemas.

Não são raras as situações em que a rede de relacionamento resolve problemas com mais qualidade e velocidade que o dinheiro.

E para sermos práticas e colaborativas, compartilharemos 5 dicas que fazem a diferença no nosso dia a dia:

  1. Ser proativa e não reativa: busque estar próximo e contribuir. Ajude as outras pessoas.
  2. Ser uma boa ouvinte: mais do que falar, é importante ouvir e estar interessado no outro.
  3. Estabelecer uma sequência: termine a conversa com um convite para um café, combinando de ajudar a pessoa com um problema que ela apresentou.
  4. Participar de eventos empresariais: nada melhor para a construção de um bom networking do que se fazer presente em eventos.
  5. Ser uma pessoa lembravel: cuide da sua imagem, postura e comportamento. Queira ser lembrada de forma positiva pelo outro.

É importante dizer, que essas são dicas simples e rotineira que podem ser aplicadas por qualquer pessoa. No entanto, não de forma pontual, mas sim, de forma contínua. Não exercitar durante 1 mês e os outros 11 meses não serem praticados. Relacionamento é cultivo diário.

 Outra dica que vale outro, é o ditado que diz: “Quem não é visto não é lembrado”. Seja presente, ser faça presente. Jamais perca a oportunidade de novos conhecimentos, afinal o rio nunca passa duas vezes no mesmo local.

Lembre-se relacionamento é a essência da vida humana, desde os primórdios na nossa existência.

Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneuroship Monitor) a mulher brasileira é uma das que menos faz networking e quando buscamos entender os motivos, temos 2 principais:

  1. Tempo: Executiva, mãe, mulher. São muitos os papéis exercidos e conciliar carreira, marido, filhos, pais, vida social e ainda ter um tempo para frequentar reuniões pós-expediente, happy hours e eventos é quase impossível.

Por isso, investir em conexões, acaba não sendo a prioridade.

Uma dica para resolver ou minimizar esse problema é: busque construir uma rede de apoio!

  1. Síndrome do Impostor: temos um grande costume de nos nivelar por baixo, achamos que não somos tão boas, que as pessoas não vão se interessadas e quando fazemos isso, já eliminamos parte da nossa coragem de ir adiante com a nossa rede e construir conexões.

Essa falta de confiança nos prejudica.

Uma dica para resolver ou minimizar esse problema é: busque por um grupo de mulheres que possam te dar o apoio e coragem que você precisa. O amparo e o suporte, são fundamentais nesse momento.

Dizem que o homem mata um leão por dia, a mulher mata, corta, tempera, serve e ainda lava a louça.

Brincadeiras à parte, muito importante construir rede de apoio, para pode compartilhar com outras mulheres que certamente já passaram ou podem estar passando pelo mesmo momento, dificuldade. Isso pode mudar a vida de uma mulher. Pode salvar vidas!

Nós assumimos vários papéis (mulher polvo) e procuramos desempenhar cada um deles com excelência, acumulamos funções, e muitas vezes deixamos de lado o nosso instinto empreendedor.

Pensando nisso, queremos incentivar você, mulheres empreendedoras do Paraná a se conectarem, façam parte da Associação Comercial da sua cidade e venha aproveitar o poder das conexões, juntas somos mais fortes e podemos mover a nossa realidade, para o desenvolvimento e crescimento, afinal unir-se através de interesses comuns, é um movimento de transformação, atitude, cooperação e conexão.   

 

Marisol Chiesa é formada em Pedagogia, Nutrição e Gastronomia, especialista em Qualidade de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia do Leite. É londrinense, casada com Dorlei, mãe de Vinicius e Matheus. Atualmente está como Presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL, onde foi reconduzida ao cargo pela quarta gestão. Também é Membro do Conselho de Administração do Sicoob Ouro Verde e está à frente da pasta da mulher , é vice-presidente da CACINP e da FICIAP MULHER. Em junho de 2022, foi nomeada Membro do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura onde representa o estado Paraná pela FACIAP Mulher. No associativismo desenvolve ações voltadas a promover e ampliar o fortalecimento da mulher no desenvolvimento social e econômico de Londrina e Região. Como empresaria, está no ramo de alimentação deste 1997, proprietária da Churrascaria Chimarrão e Chimarrão Grill, reconhecida como a marca mais lembra pelo consumidor Londrinense. É cidadã Benemérita do município também.

Ligia Blanco  é formada em Administração com habilitação em comércio exterior, Empresária, Pós graduada em direito internacional, Ceo da Akon International , maringaense, esposa, mãe,  consultora do Sebrae há 18 anos, Mentora de Mulheres e idealizadora do Clube Conecta Delas.

Data de Publicação: 29/09/2022

Autor: Marisol Chiesa / Ligia Blanco