Posicionamento - Você é Figurante ou Protagonista da sua Marca Pessoal e Empresa?

Figurante: eu tomei uma decisão errada, a vida é injusta comigo, eu deveria estar onde elas estão, eu nunca sou reconhecida, não tenho “sorte”, isto só acontece comigo!

Protagonista: existe algo que eu preciso e vou aprender com esta situação, a vida me dá exatamente o que eu preciso para crescer e evoluir, meu propósito é construir uma jornada única e sólida, o reconhecimento deve vir de dentro eu aprendo com as oportunidades, vou construir minha “sorte” e estarei preparada para quando as oportunidades chegarem.

Figurantes ou Protagonistas lembrem-se:

"SE VOCÊ NÃO DER AO MERCADO SUA HISTÓRIA, ELES VÃO DEFINIR A HISTÓRIA DA SUA MARCA, DA SUA VIDA, DE QUEM VOCÊ É POR VOCÊ.”

Posicionamento é a ação de se posicionar em relação a algo, ou seja, tomar uma atitude e assumir um partido sobre determinado assunto.

O grande diferencial que você pode entregar para sua audiência, é mostrar verdadeiramente quem você é; sua autenticidade. Quando você vive aquilo que fala, vive no dia a dia seu produto ou serviço, automaticamente consegue passar esta experiência.

Todos nós conhecemos profissionais brilhantes com uma carreira fantástica em que tudo parece dar certo, pessoas com posicionamento claro, que influenciam as pessoas e vivem em plena expansão em todas as áreas de suas vidas. Esses profissionais sempre com um sorriso no rosto, falam orgulhosos de um novo desafio, da motivação com a empresa, com a carreira, com a vida, com as chances que estão surgindo, comentam como se sentem otimistas com os projetos para o próximo ano e depois de algum tempo eles estão ainda melhores, parece que nada dá errado para eles.

Por outro lado, nos também conhecemos outro tipo de profissional que infelizmente, a esmagadora maioria, que parece empacado na vida. Para eles, as coisas nunca dão certo. Quando você pergunta como é que ele vai, as respostas sempre são as mesmas: “Estou na batalha! Na luta! Estou ralando, não está nada fácil, não tenho tempo pra nada, estão tentando puxar meu tapete, dou o sangue para empresa, e nada!

Ai, nos perguntamos, qual é o problema? Será que apenas a sorte diferencia os profissionais brilhantes dos empacados? Ou será que podemos tomar as rédeas de nossas vidas? Parar de reclamar, pular do banco de carona do papel de figurante e assumir a melhor posição de nossas vidas e ser os verdadeiros protagonistas?

 

A Palavra É; POSICIONAMENTO, e assim podemos dividir em:

Posicionamento Pessoal – seu Branding. É sobre deixar sua marca no mundo!

Posicionamento Empresarial – desenvolver uma estratégia para ocupar um lugar de referência no setor.

"LÍDERES COM MARCA PESSOAL FORTE AUMENTAM A PERCEPÇÃO DE VALOR DA EMPRESA”.

Posicionamento Pessoal: pode ser definido como um conjunto de comportamentos, ideias de vida, cultura entre outros, que somados constroem uma imagem coerente com os objetivos que o profissional deseja alcançar. Despertar o interesse da empresa por meio de uma boa campanha de marketing; parece normal, agora quando se fala de auto promover-se ainda existem inúmeros tabus a serem quebrados e ressignificados. Porém, na prática observamos que para alcançar o sucesso profissional e nas demais áreas de nossas vidas é fundamental parecer competente, mas é imprescindível ser realmente competente.

Um plano de posicionamento pessoal é composto por no mínimo três passos básicos, sendo: o primeiro é a busca continua por autoconhecimento, identificar seus valores pessoais, seu propósito de vida e de carreira.

O Segundo passo, consiste em estabelecer, entender o caminho, definir os objetivos, identificar para onde seu posicionando o levará, e quais serão os canais (mídias, redes sócias, reuniões, etc.) e ferramentas necessárias que precisará conhecer.

O terceiro é lembrar que tudo isto só vai ocorrer se você colocar em prática com consistência e persistência. Os resultados não são imediatos, mas só colhe bons frutos quem os planta, posicionamento pessoal hoje é uma estratégia imprescindível para atingir seus sonhos e objetivos.

Posicionamento Empresarial: a primeira pergunta é seu posicionamento de mercado é coerente com o seu negócio? Em outras palavras, os consumidores enxergam sua marca como você gostaria? Você sabia que ao se posicionar de forma estratégica, você pode conquistar um espaço de destaque e se tornar líder do segmento?

Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor. Do ponto de vista estratégico, posicionar sua empresa no mercado significa se diferenciar da concorrência e alcançar a liderança, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores.

Para isto, selecionei algumas etapas para que possa iniciar seu processo de posicionamento:

1. Faça uma pesquisa de mercado e da concorrência, estudar o mercado-alvo não é clichê, é ferramenta básica para o início de tudo!

2. Defina qual o core business do mercado em que deseja atuar, defina quais valores, símbolos, comportamentos que devem estar associadas a sua marca.

3. Crie o mapa de posicionamento para seu negócio, e entenda quais as expectativas dos seus clientes. Como criar um experiência para eles? Como se diferenciar e humanizar processos e atendimentos? O mapa de posicionamento de mercado é uma representação das percepções dos consumidores em um mercado-alvo, que mostra quais posições as empresas ocupam, identifique isto.

4. Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing e branding: comunicar os diferenciais da marca em uma mensagem única, que resuma a essência da empresa e atinja em cheio a percepção do consumidor.

Lembre-se: a estratégia ideal depende da proposta de valor da empresa e seu mercado-alvo, stakeholders e também do perfil dos consumidores alvos.

"O MAIS IMPORTANTE É TER A CERTEZA DE QUE O POSICIONAMENTO REFLETE O PROPÓSITO E CULTURA DA EMPRESA”. 

As estratégias de posicionamento de mercado fazem parte da missão do marketing para alcançar o sucesso do negócio. E vamos além disto, um bom posicionamento garante mais fidelização dos clientes, controle da sua imagem, aumenta sua competitividade, se conecta ao público de forma única.

Quem tem um porque, enfrenta qualquer como. POSICIONE-SE!

E se você empresária, empreendedora que não consegue sair do lugar, não vê possibilidades de colocar tudo isto em prática no digital ou no off-line, saiba que já passei por isto, e hoje quero ajudar você! Saiba mais, sobre a mentoria para empreendedoras.

Sucesso sempre! #pracima!

 

 

Data de Publicação: 15/06/2022

Autor: Suelen Mota Tavares de Bona