Redescobrir-se

O que é Felicidade? O que é Sucesso? “Ser feliz é uma responsabilidade muito grande. Pouca gente tem coragem.” (Clarice lispector)

Poder compartilhar a história de mulheres empreendedoras que decidiram virar a chave e construir uma nova jornada, é uma maneira de levar inspiração. Desde que iniciei no associativismo, como presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIL – CME, compreendi como é necessário o compartilhamento de ideias, dúvidas e experiências de vida que podem ser parecidas com aquelas vividas por outras mulheres. Quando possibilitamos essa troca, estamos oportunizando um momento incrível, a partir de cada perspectiva de identificação, sentimentos, sonhos, temores, e mais do que tudo, informações.

Vou compartilhar com vocês, um momento inspirador, que foi conhecer a história da Fabiane Meneses, uma Londrinense de coração que mora em Coimbra, Portugal e que me recebeu com muito carinho e atenção. Falamos sobre visão de futuro, capacidade de inovação, gestão, felicidade e sucesso sob a ótica dessa empreendedora.

Cada cultura e cada sociedade possui uma determinada definição do que é sucesso e felicidade; porém antes para consolidar esta definição conjunta, cada indivíduo também precisa ter o seu significado em particular. E você tem o seu próprio conceito?

Este é um pedacinho da história da Fabiane que iremos compartilhar com vocês nessa breve entrevista.

Mais antes vamos conhecer a nossa entrevistada.

Fabiane Menses é uma brander e designer, Co.Diretora Executiva do Grupo CRIATIVA (HUB Tecnológico com sede em Portugal) e Articulista do Observatório da Comunicação Institucional - OCI (Uma sociedade educativa independente que tem o apoio de universidades e outras instituições por toda a comunidade de países lusófonos). Segundo a definição de brander é um profissional que se dedica a gestão de marcas com objetivo de melhorar o posicionamento e a competitividade da marca.

Atualmente ela é Mestranda e está na fase final para a conclusão do Mestrado de Comunicação, na Polytechnic University de Coimbra, cuja investigação que está debruçada, envolto na ‘Humanização Digital’ e na ‘Comunicação Inteligente’.  Uma mulher que ama o que faz.

Fabiane, Você se considera uma pessoa feliz?

- Hoje me considero uma pessoa feliz e bem-sucedida, porque me considero uma pessoa saudável. Sim, com saúde psíquica e saúde física, antes de uma dieta alimentar saudável e fazer exercícios físicos diariamente, eu me respeito para depois respeitar as pessoas que convivo em comunidade. Permito na minha vida apenas relações saudáveis, sejam elas pessoais ou profissionais.

Ao longo da minha trajetória construí e me desconstruí por completo, comecei a minha vida do zero inúmeras vezes, permiti que me roubassem de mim mesma, mas me resgatei. Bem, uma história comum, como a de muitas e muitas mulheres: construção e reconstrução.

Não sei ao certo quem o disse, mas uma vez ouvi que “sucesso é a altura de seu ‘pulo’ depois de atingir o fundo”. Apenas com esta frase, todos deveriam ser considerados bem-sucedidos. Porém a definição social de perfeição e riqueza, acabam implicitamente como sinônimos de felicidade e sucesso; o que atrapalha um bocado a vida, e impulsiona a sociedade a uma concorrência desenfreada e constante de ser melhor do que o outro e esquecem que deveriam apenas serem melhores do que si mesmos.

E como foi essa nova fase, a decisão de mudar para Portugal?

A mudança para Coimbra-Portugal foi sonhada, almejada e planejada; e o processo de mudança foi fantástico. Porém mesmo pensado com antecedência, falando a minha língua nativa, me fez passar por uma experiência a ponto de me despir de mim mesma e encontrar a verdadeira Fabiane.

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” (Fernando Pessoa)

Descobri inúmeras formas de pedir um simples café expresso, nem devo citá-las. Documentação, regulamentação, o que é lícito, moral ou ético. A nova alegria de ler seu livro predileto, seu filme contado por outra cultura. A praia, o mar, a natureza, agora ao lado, 20 minutos. Tardes de primavera puderam terminar na reflexão da imensidão do mar azul, impulsionando um novo despertar.

Com a chegada desta nova fase, fui além de descobrir uma nova cultura, de experimentar novos sabores, de conhecer novas pessoas, de trabalhar em novos projetos, de estudar novos textos. Aconteceu um verdadeiro despertar.

Faço agora então um convite especial para você que lê o nosso artigo, talvez, se permita a uma rutura, se permita avançar e quebrar paradigmas pessoais e profissionais, a ponto de criar o seu verdadeiro cotidiano e não permitir mais esquecer de si mesma. 

Apesar de ter sido sempre uma pessoa organizada com excelente gestão de tempo, neste momento compreendi que eu precisava me redescobrir e melhorar meu ‘tempo e espaço’. 

Afinal, o que eu gosto? Como eu gosto? Qual meu filme predileto? Qual a minha música predileta? Quando foi a última vez que sorri a ponto de doer a minha barriga?

Este processo de mudança cultural, me resgatou? O que eu quero ser, não quando crescer, mas diariamente crescendo comigo mesma.

Estas descobertas fortificaram e sustentaram a minha carreira profissional; atualmente sou Co.fundadora do Grupo CRIATIVA, uma startup incubada em uma das unidades orgânicas da Polytechnic University de Coimbra, cujo cariz é a inovação. Sou Co.Diretora Executiva do mesmo grupo no departamento de comunicação inteligente e faço parte de projetos colaborativos com cerne de humanização digital, inovação social e literacia digital, cuja a minha expertise é o Branding: construir memórias afetivas por meio da Comunicação.

E assim, descobri que tudo o que conquistei: amor, amigos, profissão, que a mudança de país e as descobertas culturais, só foram possíveis, porque antes tive a coragem de me encontrar e me redescobrir.

Estendo novamente então o convite para empreender e se desafiar diariamente, só assim poderá lançar altos voos e conseguir chegar a um bom porto.

“Se você não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável. ” (Sêneca)

É um tempo da travessia, e todos os dias tenho a coragem de ter uma nova descoberta.

E para você o que é Sucesso e Felicidade? Qual a coragem que precisa ter, que ainda não teve? (Fabiane Meneses)

Nosso artigo/entrevista, encerra aqui com essas reflexões, deixadas pela querida Fabiane, uma profissional incrível, mais acima de tudo um ser humano admirável que compartilhou aqui conosco seus desafios e aprendizados. Uma empreendedora que faz a diferença com habilidade e propriedade que só uma Mulher que sabe o que quer, consegue fazer. E para finalizar um texto de Cora Coralina que certamente representa muitas mulheres:

Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. 

Ensinou a amar a vida e não desistir da luta,

Recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos.

Acreditar nos valores humanos e ser otimista.

Que você invista em seus sonhos e acredite em seu potencial de realizar. 

 

 

                                                       

 

Data de Publicação: 30/06/2023

Autor: Marisol Chiesa - Vice-Presidente para a Região da CACINP